A presente dissertação, intitulada "A avaliação na Educação Infantil - Reflexões sobre a perspectiva de uma professora do município do Rio Grande/RS a partir dos relatórios de avaliação" teve como objetivo compreender a avaliação na Educação Infantil a partir da perspectiva de uma professora de Educação Infantil. A escolha da temática justifica-se pelo fato de que a avaliação na Educação Infantil vem recebendo destaque no cenário nacional e por que se fazem necessárias pesquisas e estudos que se proponham a conhecer e problematizar a avaliação nesta etapa da educação. A opção teórica, com foco na avaliação na Educação Infantil, foi centrada nos estudos de Barbosa (2006; 2008) Hoffmann (2003, 2011, 2014), Bondioli e Bechi (2003), Bondioli e Sávio (2013), Bondioli (2004), Guimarães e Oliveira (2014) que apontam a avaliação como um processo que envolve diversas áreas e sujeitos do contexto educativo, com foco no desenvolvimento da criança através de acompanhamento da mesma e de reflexão sobre o que lhe é ofertado. Esta dissertação contemplou uma pesquisa bibliográfica sobre a legislação brasileira, no que tange à avaliação na Educação Infantil; sobre a documentação disponibilizada pelo Ministério da Educação, com foco nas orientações sobre avaliação na Educação Infantil e, sobre perspectivas teóricas com base nos autores citados anteriormente. De natureza qualitativa, teve como método de investigação o Estudo de Caso, que contou com um universo de pesquisa composto por uma turma de pré-escola Nível II, sendo realizada uma análise documental a partir de dezesseis "Relatórios de avaliação" de turma e individuais, elaborados pela professora durante o ano letivo. Os relatórios analisados indicam um trabalho "solitário" do professor em relação ao grupo de crianças. Não foi possível evidenciar um movimento coletivo entre o grupo de professores e a coordenação da escola, no que tange a discussão e a reflexão sobre a elaboração e constatações expressas nos relatórios. A pesquisa revelou, que temos um grande desafio pela frente no que se refere a concepção e realização da avaliação da e na Educação Infantil, pensando nas implicações que ambas têm entre si.
Dimensões: 20,5 x 14,6 x 1 cm
Ano: 2021
Edição: 1
Autor: Gabriela Ortiz Prado
Editora: Editora da FURG
Idioma: Português
Código de barras: 9786557540787
Número de páginas: 149
Peso: 260 gramas
Encadernação: Brochura
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